3 dicas para ter uma alimentação saudável

1- Consumir verduras e legumes

Verduras e legumesVerduras e legumes são carregadas de benefícios fundamentais para saúde e por isso devem estar presente todos os dias nas refeições, pois contribuem para uma boa saúde e protegem contra o aparecimento de várias doenças.

Ricos em diversos nutrientes, estes alimentos ajudam a fortalecer os ossos, diminuir as chances de sofrer com doenças cardiovasculares e ainda possui ação antioxidante.

Além disso, esses alimentos regulam funções do organismo e potencializam a proteção do corpo.

Muitas pessoas têm a dificuldade de identificar a diferença entre os legumes e verduras. Contudo, a partir das suas folhas e frutos é possível diferenciá-los. As folhas, por exemplo, são classificadas como verduras e os frutos são considerados legumes.

Além disso, as verduras e legumes são ótimos para a alimentação porquê apresentam poucas calorias o que é ótimo para pessoas que buscam emagrecer e manter o peso. E apostar no consumo regularmente desses alimentos é muito importante no auxílio da manutenção do peso ou perda do mesmo de maneira natural e benéfica à saúde.

2- Consumir proteína em todas as refeições

ProteínaO corpo não vive sem proteína o que faz o seu consumo ser obrigatório e fundamental para a vida.

A proteína está presente em todos os seres vivos e participa em praticamente todos os processos celulares.

Existem muitas funções da proteína no organismo, uma delas é fabricar a hemoglobina, substância que contribui no transporte do oxigênio.

Existem alguns tipos de proteína, algumas delas são de origem animal, como é o caso das carnes e os laticínios. Estas por sua vez são conhecidas como proteínas completas pela quantidade de aminoácidos essenciais.

Por outro lado, existem as proteínas de ordem vegetal, mas estas são consideradas incompletas porque faltam alguns aminoácidos.

Entre os principais benefícios do consumo da proteína é produzir massa muscular. Para o músculo crescer é preciso ter um consumo regular de proteínas de boa qualidade. A quantidade de proteína a ser consumida para ter hipertrofia varia de acordo com o peso e com o tipo e a quantidade de atividade físcia prática.

A proteína também ajuda manter pele e cabelos saudáveis. O motivo é que a proteína é responsável por formar o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne as rugas e marcas de expressão.

Outro motivo é a queratina, principal componente dos cabelos, também é uma proteína, e por isso cabelos saudáveis precisam desse nutriente.

A proteína também é ótimo para equilibrar os hormônios que são substâncias no organismo formados por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente.

A proteína também é um ótimo viagra feminino e masculino por justamente aumentar os hormônios responsáveis pela libido. O que faz o consumo de proteína ser muito importante no aumento do desempenho sexual.

3- Trocar o óleo vegetal pelo óleo de coco

Óleo de cocoO óleo vegetal é um tipo de alimento rico em ômega-6. Quando consumido em excesso, esse tipo de nutriente é nocivo ao organismo, estando ligado ao surgimento de inflamações e problemas do coração.

O fato é que para um funcionamento adequado do organismo, o corpo necessita que a proporção de Ômega-6 e Ômega-3 seja de 1:1. E o excesso de Ômega-6 dos óleos vegetais pode alterar essa proporção.

Além disso, os óleos vegetais estão sujeitos a uma maior oxidação, isso significa que há um maior risco de formação de compostos tóxicos no organismo. Com isso o seu consumo está ligado ao uma maior incidência de alguns tipos de câncer.

Já o óleo de coco está entre os alimentos mais saudáveis que existem. E por aguentar temperaturas maiores fazem esse alimento ser um excelente substituto dos óleos vegetais.

Seu uso é ótimo para refogar, fazer grelhados e todo o tipo de alimento que tiver óleo na receita, inclusive a panificação.

Os benefícios do consumo de óleo de coco são imensos, entre eles é diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Níveis saudáveis de colesterol diminui o risco de doenças do coração.

Por ser termogênica e aumentar o gasto energético faz o óleo de coco ajudar emagrecer e perder barriga. Além disso, o alimento contribui para a saciedade o que reduz o apetite.